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OS NOMES DE DEUS

  Loci Communes, cap. XIV Foi tratado sobre a Palavra de Deus e suas afeições eficácia e partes; segue-se agora o objeto dela. O objeto primário da Palavra é Deus; o secundário, a criatura. Portanto, o objeto da teologia é um gênero análogo , tendo sob si duas quase espécies: Deus como objeto primário, e as criaturas como objeto secundário. Assim, quando tratarmos do objeto da Teologia, falaremos principalmente sobre Deus e, sobre as criaturas, em relação a Deus. Deus é considerado de forma absoluta ou relativa. De forma absoluta, é considerado em relação ao nome ou em relação ao ser. Em relação ao nome, é chamado de יהוה , κύριος e Deus. Sobre Deus, considerado em relação ao nome, são estes os princípios. I. A palavra יהוה Iehová é própria somente de Deus, de tal modo que não pode ser atribuída a nenhuma criatura fora de uma construção, ou em caso reto. A palavra Iehová é usada de duas maneiras nas Escrituras, em uma construção e fora de uma construção. Essa distinção d...

OS DEZ MANDAMENTOS, por Johannes Maccovius

CONSIDERAÇÕES INICIAIS DA LEI DIVINA COM O EVANGELHO DE CRISTO As partes da Palavra de Deus são: Lei e Evangelho Embora haja muitas coisas nas Escrituras que não são nem Lei nem Evangelho, a Escritura, no entanto, é dividida em Lei e Evangelho com base em sua parte principal. Pois as outras partes existem em função dessas duas, de modo que, quando a Escritura trata dessas partes, atribui a elas o nome de toda a Escritura (2Tm 3.16). A Lei é a doutrina divinamente transmitida, que ordena o que deve ser feito e ensina o que deve ser evitado. A Lei é moral ou forense. Uma terceira espécie geralmente é adicionada às mencionadas comumente, a Lei cerimonial; porém, mostraremos mais adiante, se Deus permitir, que esta não pertence à doutrina da Lei, mas ao Evangelho. A Lei moral é aquela cuja essência está contida no Decálogo. A Lei moral é considerada ou como aliança, ou como regra de vida. Esta distinção é muito útil para entendermos de que maneira a Lei se opõe ao Evangelho nas E...