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ONISCIÊNCIA DIVINA (JOHANNES MACCOVIUS)

LOCI COMMUNES (Johannes Maccovius) Sciencia Dei Passamos à Ciência de Deus, pela qual Deus conhece todas as coisas. Por isso é chamada de onisciência.  Esta ciência é de duas naturezas: de simples inteligência ou de visão. Esta ciência de Deus pode ser de duas espécies: dos possíveis , segundo os teólogos escolásticos, ou dos futuros . A ciência de simples inteligência ( scientia simplicis intelligentia ) é aquela pela qual Deus sabe o que é possível e o que não é, mesmo que aquilo nunca venha a ser. Assim, Ele sabe que pode fazer dos filhos de Abraão pedras, mesmo que nunca vá fazê-lo. Esta ciência se baseia no poder absoluto de Deus e na ordem da natureza, precedendo a ciência de visão. Deus não decretou nada sem saber que era possível; a partir disso, Ele sabe o que será, porque o decretou. A ciência de visão é aquela pela qual Deus conhece o que há de vir. Esta se baseia no decreto definido de Deus e tem como fundamento o poder ordenado de Deus, o que é evidente a partir de: (1...

O estado da teologia eclesiástica no século XVIII, por Eberhard Heinrich Daniel Stosch

  §1 Vou dizer algumas palavras sobre o estado atual da Teologia Eclesiástica, sem a intenção de expor tudo o que deve seu significativo crescimento à matéria teológica. Certamente, os estudos brilhantes de homens eruditos, em línguas originais do texto sagrado; nos preceitos da hermenêutica; em todos os aspectos pertinentes à filologia sacra; em comentários e observações muito eruditas para uma compreensão mais correta das Escrituras Sagradas; em todas as partes da filosofia mais avançada e da história eclesiástica, que foram explicadas e ornamentadas, espalharam uma luz considerável por toda a teologia dogmática. Contudo, não faltaram aqueles que, guiados por várias razões, mancharam as doutrinas principais da religião cristã, reduziram todo o sistema de dogmas de fé a outra forma e se esforçaram para mudar todo o sistema de acordo com as opiniões de alguns, que até agora foram consistentemente rejeitadas pelos protestantes. §2 A origem desta questão deve ser remontada um p...